Consultar rejeição de NF-e na Receita Federal

Guia passo a passo

  1. Identificar o local onde são gravados os XML's inválidos (XML's gerados por notas rejeitadas pela Receita Federal). Deve-se consultar a empresa no cadastro de empresas (empr_f001) e ir até a tela de parâmetros de NF-e conforme imagens abaixo:



    empr_f001 → F2 →Obrigações Fiscais → Aba NFe → 'Caminho geração arquivos'



  2. Pode-se ver que na pasta configurada para armazenar os XML's tem uma subpasta com o nome ‘Inválidos’. Nessa pasta estarão todos os XMLs das notas rejeitadas pela Receita Federal.


    Acesso a pasta /Systextil/App/SystextilWeb/s3/XML_GERADOS




  3. Deve-se então abrir o XML usando um editor de texto (Textpad, Notepad, Notepad ++, etc.). No exemplo que mostraremos a seguir, será da nota 13273 que está rejeitada. A sequência do item mostrado na rejeição ‘[nItem:39]’ é a sequência do item no XML e não da nota do Systextil.





    Abrindo então o XML "clicando com o botão direito - EDITAR" aparecerá o seguinte.




  4. Com o arquivo Txt aberto, deve-se selecionar o conteúdo e copia-lo (Ctrl A - Ctrl C) e descarregar no link da Receita conforme mostrado abaixo.
    O caminho para o site da Receita é https://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/NFE-VAL.aspx


  5. Descarregar o conteúdo do XML inválido no quadro acima e depois clicar em ‘Validar’. Abaixo do botão ‘Validar’ irá ser informado o motivo da rejeição.
    A imagem abaixo é a que deve ser analisada ou enviada juntamente com o arquivo XML para a Systextil quando não souberem interpretar o resultado da rejeição.



    Para visualizar o XML, basta clicar na ABA ‘Visualização’.



  6. Para terminar, no exemplo da rejeição do nosso exemplo acima (Rejeição: Informado NCM inexistente ‘[nItem:39]), basta correr com o cursor até a sequencia 39 e verificar qual o NCM que está indo no XML e que é inválido.


Artigos relacionados



"Tecnologia especialista que eleva a produtividade na indústria da moda."