Pesquisar XML inválido e ver rejeição na Receita Federal


Primeiramente deve-se identificar o local onde são gravados os XMLs inválidos (XMLs gerados por notas rejeitadas pela Receita Federal).

Deve-se consultar a empresa no cadastro de empresas (empr_f001) e ir até a tela de parâmetros de NF-e conforme imagens abaixo:


Empr_f001 – Cadastro de Empresas

 


Ir para a próxima tela onde aparecem os módulos do Systextil de onde será acessado os parâmetros. Nessa tela, dar duplo click em "Obrigações Fiscais".



Aparecerá a tela inicial com os parâmetros de obrigações fiscais. Clicar na aba NFE.


Nessa tela estará registrado o local onde são armazenados os XMLs no campo "Caminho geração arquivos".



Deve-se então acessar a pasta pelo navegador Explorer.

Dentro da pasta configurada para armazenar os XMLs tem uma subpasta com o nome "Inválidos". É dentro dessa pasta que estarão os XMLs das notas fiscais que foram rejeitadas pela Receita Federal.



ORIENTAÇÃO: sempre ordenar por data de modificação (decrescente) para que sempre apareçam os últimos XMLs rejeitados pela Receita Federal.



Deve-se então abrir o XML usando um editor (textpad, notepad, notepad ++, etc.).

No exemplo que abriremos, será da nota 13273 que está com a rejeição abaixo. A sequência do item mostrado na rejeição ‘[nItem:39]’ é a sequência do item no XML e não na nota do Systextil.


Obrf_f601 – Manutenção de Nota Fiscal Eletrônica



Abrindo então o XML aparecerá a seguinte tela.


Com o arquivo acima aberto, deve-se copiar tudo e descarregar no programa da Receita conforme mostrado abaixo.

O caminho para o site da Receita é https://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/NFE-VAL.aspx


Descarregar o conteúdo do XML inválido no quadro grande acima e depois clicar em "Validar".

Abaixo do botão ‘Validar’ vai aparecer o motivo da rejeição.

A imagem abaixo é a que deve ser enviada para a Systextil quando não se souber o que fazer quando uma nota for rejeitada (juntamente com o arquivo do XML inválido).


Para visualizar o XML, basta clicar na ABA "Visualização".


Para terminar, no exemplo da rejeição do nosso exemplo acima (Rejeição: Informado NCM inexistente ‘[nItem:39]), basta correr com o cursor até a sequencia 39 e verificar qual o NCM que está indo no XML e que é inválido.

ATENÇÃO: CASO NÃO SEJA POSSÍVEL IDENTIFICAR O MOTIVO DA REJEIÇÃO, DEVERÁ SER ABERTO UMA SS PARA O SUPORTE E ANEXAR O PRINT DO VALIDADOR JUNTAMENTE COM O XML INVÁLIDO (TXT).

IMPORTANTE: Seguir o PASSO A PASSO corretamente, caso algum processo não seja executado corretamente no final terá erro.

Artigos relacionados


"Tecnologia especialista que eleva a produtividade na indústria da moda."